Trata-se de um grave problema de saúde pública.
Constitui a única emergência médica em psiquiatria clínica (ameaça à vida).
 Medidas preventivas apresentam impacto positivo.

Tentativas de suicídio são denominadas parasuicídio e possuem grande morbidade (dano ou prejuízo para a saúde). Intervenções eficazes para as pessoas que pensam em morrer e se encontram em risco de suicídio ainda precisam ser estudadas mais exaustivamente. No momento atual já existe consenso sobre o que fazer, como fazer e sobretudo aquilo que não se deve fazer. O reconhecimento destes problemas motiva e justifica nossa pesquisa.

O suicídio gera dano e sofrimento nas pessoas próximas.

No Brasil, o assassinato e os acidentes de trânsito são as principais causas de morte violenta. Entretanto, observa-se crescimento do sub-grupo suicídio de forma consoante com o que ocorre no resto do mundo, especialmente no G-8.

Admitimos que o suicídio é um tema de grande importância dentro da psiquiatria clínica e que o estudo sobre sua atual situação no Município do Rio de Janeiro contribuirá para formar um panorama da situação no país, fornecendo subsídios para a criação de programas de prevenção, avaliação de prioridades e áreas críticas, assim como na conscientização da importância do tratamento adequado dos distúrbios da saúde mental.

Como estamos tratando de um assunto muito sério, a Professora Maria Luíza Sobral, a Psicóloga Dayse Santos e Priscila Salles trataram disso com clareza e leveza. Assim nossos aprendentes e convidados pudesse ver a realidade da nossa sociedade.

Fonte: https://pesquisasuicidio.wordpress.com/2011/07/14/entao-por-que-estudar-o-suicidio/

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”49″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]